segunda-feira, 5 de maio de 2014

ARROZ DE PEQUI.... NHAMI NHAMI!!!

Oi gente, tudo bem com vocês?
Pois então, milagres acontecem em termos de postagens. rs
Hoje ensinarei para vocês um arroz delicioso, onde colocamos um fruto exótico que dá um gosto característico e indescritível. Algumas pessoas não gostam, pelo fato do sabor forte e cheiro também, mas quem gosta como eu.... nhami nhami!!!





VEJAM ESSA RECEITA MARAVILHOSA!!!




A fonte de pesquisa, sobre os benefícios do pequi, foi essa: AQUI

 "O pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, muito utilizada na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais. Em Goiás e Mato Grosso, é conhecido como o rei do cerrado, tal o seu valor como alimento.

O pequizeiro é uma arvore protegida por lei que impede seu corte e comercialização em todo o território nacional. Este fruto tem um papel muito importante na cultura indígena do Brasil.

Altamente calórico e perfumado assim como o gosto meio adocicado, é usado como condimento. O fruto do pequizeiro é rico em Vit. A e C, principalmente. Sua polpa contém uma boa quantidade de óleo comestível, sendo muito rica em vitamina A e proteínas.

Os frutos são muito usados para se cozinhar com arroz ou outros pratos salgados, das mais variadas formas: cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes, no leite, e na forma de um dos mais apreciados licores de Goiás. Seu grande atrativo, além do sabor, são os cristais que forma na garrafa, que dizem ser afrodisíaco.


A amêndoa ou castanha é comestível e muito saborosa. É utilizada na indústria de cosméticos para a produção de sabonetes e cremes, sendo usado para fortalecer a pele.

O óleo da polpa tem efeito tonificante, sendo usado contra bronquites, gripes, resfriados e controle de tumores. O chá das folhas é tido como regulador menstrual, combatendo também enfermidades dos rins e bexiga.
Deve ser levado a boca, para então ser "raspado" - cuidadosamente - com os dentes, até que a parte amarela comece a ficar esbranquiçada e parar antes que os espinhos possam ser vistos.


O pequi deve ser comido apenas com as mãos, jamais com talheres.
É também conhecido como piqui, piquiá, pequerim, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, suarí. A palavra pequi, na língua indígena, significa "casca espinhosa"." 

Fonte: AQUI


Bom, espero que vocês tenham gostado.
Bjo grande e até a próxima! =P

Jamile Amate

Nenhum comentário:

Postar um comentário